where the streets have no name

Macchu-Picchu 2002 [31.1 – 18.2]

by on jan.29, 2007, under brasil, diário de bordo, randomisc


Saida de Porto Alegre

31.1.2002 – Saimos cedo da manha de Porto Alegre rumo a Macchu-Picchu em uma excurção de onibus. Serão quase 20 dias de veiagem.
O primeiro dia se passou um tanto monotono e cansativo, paramos em Porto Xavier para atravessar de balsa para a Argentina, a paisagem de campo aberto não mudou muito. A noite paramos em um restaurante beira de estrada para jantar e seguimos viagem, essa noite dormimos no onibus.

1.2.2002 – Pela manhã, ainda estavamos rodando em direção a Salta… Finalmente uma mudança na paisagem, na linha do horizonte começou a aparecer a cordilheira, mas ainda beeem longe…
4 da tarde, chegamos em Salta na Argentina, check-in no Hotel, fomos dar uma volta na cidade, muito legal por sinal, tem um teleferico que leva ate uma montanha onde é possivel ver toda a cidade. Circulamos um pouco pela cidade, compramos alguns mantimento e fomos para o hotel descansar.


Subida da Cordilheira

2.2.2002 – Acordamos cedo para deixar Salta para tras, a ideia é chegar em San Pedro de Atacama ainda hoje… Poucas horas depois de deixar Salta já estavamos subindo os Andes, parada do onibus ali e aqui. E todo mundo dando umas corridinhas para sentir falta de ar (estavamos a 3450m). Passamos por varios salares e lagoas imprssionantes, cercado pelos andes. Passei muito mal nesse trecho, a altitude maxima foi de 5mil metros e não tinha tubo de oxigenio no onibus… A Giovana tomou capsulas de ferro (que melhora o tarnsporte de oxigenio no sangue) e não passou mal, eu devia ter tomado tb, a sensação é horrivel, parece que os olhos vao saltar fora, dor de cabeça insuportavel e vontade de vomitar. Chegamos a noite em San Pedro de Atacama, não sei exatamente que horas, tava morto… Fomos jantar em um barzinho. A cidade é muito legal, as casas construidas com adobe, gente de todo que é canto do mundo, comida boa.


El Tatio

3.2.2002 – Acho que dormimos umas 2 ou 3 horas, fomos acordados e pegamos uma van em direção a El Tatio para ver o geizers, quase 3 horas em estradas ingremes onde mal passa um carro e chegamos a El Tatio ao nascer do sol com o andes ao fundo. O motivo de se chegar tão cedo é pq os geisers so entram em atividade 1x por dia ao nascer do sol. Até tomamos banho nas piscinas naturais dos geizers. No caminho de volta passamos por alguns oasis no deserto do Atacama. Mal chegamos em San Pedro e embarcamos no onibus em direção a Putre. Poucas horas depois de sair de San Pedro, entramos na estrada transamerica, uma reta sem fim e deserto dos 2 lados, escuresceu e continuamos na transamerica, dormi.


Aduana Chilena

4.2.2002 – Acho que era 6 da manha, acordamos em Putre, ainda no chile. Tomamos um cafe e comemos alguma coisa e seguimos viagem. Subida ingreme, no caminho paramos para comprar o tipico cha de coca, o efeito não foi imediato, mas psicologicamente aliviou um pouco o sintoma da altitude. La pelas 9 da manhã chegamos na aduana Chile-Bolivia. Acho que a altitude era algo em torno de 5100 metros, para preencher a ficha de imigração foi um terror, olhava para a folha e não conseguia lembrar o nome, depois de muita dificuldade passamos pela aduana. Chegamos em Patacamaya para almoçar. O curioso é que o refrigerante não é gelado e a sopa veio com 1/2 galinha dentro, literalmente…Mas o pior tava por vir…
Pegamos o onibus de novo e quando estavamos saindo da cidade o onibus começou a ser apedrejado e foi parado na saida da cidade por camponeses que estavam protestando contra algo referente a plantação da folha de coca, ficamos ali por cerca de 10 ou 15 minutos sob ameaça de pedradas e foice. O exercito chegou para liberar o onibus e dispersar os camponeses.
Seguimos viagem com o onibus um pouco amassado, la pelas 5 da tarde chegmamos em Desaguadeiro, feito a aduana Bolivia-Peru seguimos viagem para Puno.
Chegamos em Puno ja de noite, fomos direto para o hotel descansar.

5.2.2002 – Pela manha fomos visitar os Uros no lago Titi-caca, são ilhas flutuantes de junco e as pessas moram nessas ilhas (não tenho certeza se eles vivem la mesmo ou se é para atrair os turistas…). Fizemos um passeio de totora, compramos alguns artesanatos e voltamos para Puno, a tarde seguimos viagem para Cusco. Chegamos em Cusco ja de noite, fomos para o hotel fazer check-in e depois jantar uma sopa pq tava todo mundo meio detonado por causa da altitude.


Urubamba

6.2.2002 – Manha do primeiro dia em Cusco, pegamos um micro-onibus e saimos para um tour no vale sagrado que passa por Pisac, Urubamba e Ollantaytambo. São 3 ruinas incas, são indescritiveis, so indo la para ver. São imagens que esta acotumado a ver em fotos, revistas, programas de TV, mas quando chega na frente da pedra e olha ao vivo a a sensação e o visual são totalmente diferentes de tudo aquilo que vi em revistas ou TV, eles não descrevem nem 10% da sensação de se estar frente a frente com uma ruina Inca.

7.2.2002 – Comi alguma coisa que não me fez bem, passei super mal a noite passada e fiquei de cama o dia todo, a Giovana e o resto do pessoal foi fazer um city tor por Cusco e arreores.


Macchu-Picchu

8.2.2002 – Macchu-Picchu day! De manhã cedo pegamos o micro-onibus ate a estação de trem que leva até Macchu-Picchu.
O trem começa a subida em zigue-zague assim que sai de Cusco, depois segue viagem pelo vale costeando o rio. São quase 5 horas de viagem até Aguas Calientes.
Em Aguas Calientes se pega um micro-onibus que sobe a montanha até Macchu-Picchu.
Macchu-Picchu é igualmente incrivel, mais ainda cercado de montanhas e uma nevoa que cobre todo o vale dando um ar de misterio. Aconselho a todos pelo menos uma visita a Macchu-Picchu.
Retornamos no final de tarde ao Cusco.

9.2.2002 – Dia de iniciar o caminho de volta. Saimos pela manha em direção a Puno, no caminho paramos nas ruinas de Raqchi, não se sabe ao certo para que serviu essa cidade, mas parece um celeiro gigante com varios cilos feitos de pedra. Chegamos em Puno no inicio da noite. Hoje era carnaval. Fomos assistir o desfile e comer alguma coisa. O carnaval é um tanto diferente do Brasil, mas é interessante.


Tiwanaku – Portal do Sol

10.2.2002 – Partimos de Puno em direção a La Paz. Poucos minutos depois de sair de Puno paramos para dar uma olhada no Templo da Fertilidade, tiramos algumas fotos e seguimos viagem, segunda parada Juli, não sei ao certo o motivo da parada, mas tinha uma igreja sendo restaurado com uma incrivel coleção de arte barroca. Terceira parada foi em Tiwanaku, ruinas de uma civilização pre-inca, tem um museu e as ruinas do que foi o imperio Tiwanaku com o portal do sol e esculturas que parecem astronautas. Parada final La Paz, chegamos la no final de tarde, deu para aproveitar e dar uma volta na cidade e tomar o mineragua, uma soda meio esbranquiçada feita com a água do degelo que é rico em minerio que da essa cor meio branco azulado.


Chola

11.2.2002 – City Tour pela manhã pela cidade de La Paz, visitamos alguns pontos da cidade como o mirante que permite ter uma noção da cidade, o vale de la luna, dedo de deus entre outros locais. A tarde foi livre então fomos dar uma volta pela cidade e aproveitar para visitar o Mercado das Bruxas, a catedral. Acabamos voltando cedo pq na Bolivia se tem o costume de atira agua nas pessoas durante o carnaval… principalemnte em turistas.

12.2.2002 – Deixamos La Paz em direção ao Chile, o caminho foi o mesmo, mas dessa vez passamos sem incidente por Patacamaya. Ja no lado Chileno passamos pelo canyon do Cerro San Martin, na enconsta dos morros existem desenhos rupestres da epoca Inca, o vale é verde e fertil graças a água que vem das montanhas, mas fora do vale é um deserto arido. Destino do dia Arica, a cidade mais seca do mundo apesar de ser uma cidade litoranea, a cidade é extremamente bonito e bem cuidado (como toda cidade chilena). Passeamos um pouco pela cidade para aproveitar o final do dia e voltamos para o hotel.


“nunca vi a chuva…”

13.2.2002 – Saindo de Arica pegamos a transamerca em direção a Antofagasta, uma pequena cidade litoranea. No caminho paramos para comprar alguma coisa para comer e nesse bar conhecemos um senhor de idade incerta, mas deve beirar os 60/70 anos que nunca viu chuva na vida… Ele morou a vida toda no meio do deserto do Atacama, na saida de brinde ele nos deu um copo da coca-cola dos anos 70 que ele ainda usa no bar… Chegamos em Antofagasta no final do dia, demos uma pequena volta pela cidade.

14.2.2002 – Hoje seria o dia pratiacamente todo dentro do onibus, seguindo pela transamerica paramos em Chanaral, uma cidade portuaria, para almocar e a noite em La Serena, uma cidade balnearea, para jantar em um shopping local, enorme por sinal e seguimos viagem a noite toda.


Caracoles

15.2.2002 – Pela manhã acordamos na cidade de San Felipe no pe da cordilheira. Tomamos um café no posto de gasolina local e iniciamos a travessia da cordilheira em direção a Argentina. Passamos pelo famoso caracoles que sobe em zigue-zague a cordilheira, pelo campo de ski Portillo. O caminho é pontilhado por varios tuneis, em um trecho é possivel ver o Aconcagua. Ja no lado Argentino tem o Fuente del Inca, uma terma de agua sulfurica onde acredita-se que tenha sido um local sagrado para os Incas. Depois de quase 2 dias dentro do onibus chegamos em Mendoza na Argentina. Como de costume pegamos o final do dia para passar pela cidade.


Puente del Inca

16.2.2002 – A cidade é conhecida por ser uma das cidade mais secas da argentina, mas por incrivel que pareca, tava chovendo no dia, pegamos o onibus do city tour e fomos conhecer a cidade. A cidade é muito legal, serve de base para esquiadores e montanhistas que pretendem escalar o Aconcagua e outras montanhas da cordilheira. A tarde um tempo livre pra conhecer a cidade, caminhamos pelas cidade que tem um ar super europeu, meio colonial, as pessoas são simpaticas, gostei muito da cidade.

17.2.2002 – Partimos rumo ao Brasil, foi uma viagem tranquila pelos pampas argentinos, o jantar foi em um restaurante de posto, uma canja fria, mas era oque tinha, seguimos viagem.

18.2.2002 – Chegamos em Uruguaiana perto do meio dia, passamos sem problemas pela alfandega e seguimos em direção a Porto Alegre…Chegamos em Porto Alegre ja na madrugada do dia 19.

20 dias, 12mil km, 5 paises

Fotoset da viagem – Ela esta incompleta pq falta scannear as fotos 35mm ainda, so esta disponivel as digitais

[tags]macchu picchu,trip,peru,chile,argentina,brasil,bolivia,bus[/tags]


1 Trackback or Pingback for this entry

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!