where the streets have no name

O inicio de uma nova era?

by on nov.12, 2007, under randomisc

[um pouco de backround]
Aqui no Japão e espaço é reduzido, as pessoas passa muito tempo fora de casa seja a trabalho, estudo ou diversão, é muito dificíl vender as coisas usadas, os celulares são baratos e com acesso a internet 3G…
Dito isso…

Ha alguns meses atras saiu a serie FOMA 904i* (kyu-maru-yon-ai) da DoCoMo e agora começo a entender por que a venda de computadores desktop cai mes apos mes. Todo mundo usa internet, joga, bate papo, acessa as comunidades virtuais*2, edita texto, escreve livros*3, acessa mapas, dicionario etc etc etc. Então pra que computador em casa? Um desktop monolitico ou seria uma lapide? Se um celular resolve tudo? A maioria das pessoas já tem computador em casa, não é o ultimo modelo, mas como backup, guardar os mp3, assistir alguns video serve, ainda mais que o Vista não esta vendendo bem, por esse e outros notivos a renovação da “frota” tem sido em slow motion.
Hoje em dia um PS3 ou Wii, até mesmo o DSLite permite navegar na internet sem problemas, a integração dos gadgets esta começando a dispensar o computador como o centro do HUB Digital… A impressora liga direto na cam digital pra imprimir, as filadoras hdd criam dvd direto, as TVs se ligam a todo tipo de midia(inclusive alguns possuem leitores de midias tipo SD/Memory Stick etc).
Acho que esse é o inicio da era pos-pc, um novo conceito de hub digital onde tudo se comunica; tv, camera, impressora, midias diversos não precisarão passar por um coputador pra poder comunicar-se entre eles e toda essa informação vai estar disponivel no seu bolso, seja em foram de um celular, smartphone, iphone etc.
Pode parecer meio neuromancer, mas já estamos caminhando em passos largos nessa direção.

uma palinha do FOMA 904i Series


* Aqui Japão os celulares da DoCoMo são dividido em series 901, 902 e assim por diante e cada empresa coloca o prefixo na frente, por exeplo um SonyEricsson serie 904 fica SE904, sharp SH, panasonic P e assim por diante; elas não seguem a nomenclatura normal usada no resto do mundo. Se bem que 90% dos modelos existentes aqui nunca são lançados fora do Japão.

*2 A mixi.jp que é a maior comunidade on-line do Japão tem mais acesso atraves do celular doque todos os acessos somados do Google.co.jp!

*3 Keitaishousetsu, são livros escritos atraves do celular que podem se acompanhados on-line e algum ganham versões impresso. São autores normalmente desconhecidos que vendem mais que best seller internacionais.

:, , , , ,

Comments are closed.

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!