where the streets have no name

Search freak

by on jun.27, 2007, under randomisc

Um fenomeno interessante, acho que so tem aqui no Japão, a loucura por Search Engines.

Por exemplo, em um anuncio de metro em vez de colocar a URL como acontece normalmente se coloca um box com a palavra chave pra ser buscado em um search engine qualquer (quer dizer Yahoo, ja que diferente do resto do mundo, aqui a maioria usa Yahoo em vez do Google).
Acho que isso vem do fato de ser dificil para as pessoas decorar uma URL, ainda mais quando escrita em caracter romano, por algum motivo começou a se adotar esse metodo nos anuncios e publicidades em geral.

Faz algum sentido, mas funciona? Acho que não. É mais facil adotar uma URL simples doque usar esse metodo. Por exemplo em vez de http://www.rakuda-no-burogu.co.jp usar simplesmente http://rd.jp

Acho que algum consulto de SEO(Search Engine Optimization) fez um trabalho muito mau feito aqui no Japão e por consequencia disso se adota tecnicas estranhas para confecção de webpages (que não existe em lugar nenhum do mundo e não tem nenhum resultado real), layouts e interface design ultrapassados que doi só de olhar. Resumindo, é ultra-brega.

Acho que a web no Japão esta pelo menos 10 anos atras do resto do mundo (resto que dizer comparado com os USA). Ficam impressionados com sites em flash, mas não usam pq o search engine não vai buscar as palavras chaves que estão dentro do flash… wtf?! existem outas maneiras de fazer SEO, hoje SEO não é somente text strings… mas fazer oque…


1 Comment for this entry

  • drebes

    Cara, eu tava pensando nisso. Se tu fores pensar, não é muito diferente da época da AOL com as suas keywords. A diferença, claro, é que na Internet é mais difícil de controlar qual o resultado que vai sair, e o que ajuda o Japão é o fato de ser um país de língua exclusiva. Então, se o cara for procurar, por exemplo, “Pizza Hut”, ele pode cair em vários sites, mas se for procurar por “ピザハット” a chance do primeiro link ser o da Pizza Hut japonesa é muito alto. Até porque é difícil imaginar japoneses fazendo campanha do tipo “miserable failure”.

1 Trackback or Pingback for this entry

  • search me?

    […] Já falei sobre a estranho método de apresentar uma URL aqui no Japão. Hoje achei um vídeo que ilustra bem isso. Só recapitulando pra quem não entendeu nada. […]

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!