where the streets have no name

Minha teoria sobre os iPod Killers

by on jul.02, 2007, under apple, randomisc

Hoje fui da uma volta no GoodWill na hora do almoço e fui dar uma olhada no setor de players (mp3 e afins).

Olhando aquela montanha de mp3 players que surgem e morrem aos milhares todo mes fiquei pensando, pq o iPod vende tanto?
Dos mp3 player que existem no mecado metade ou mais tem funções semelhantes e na maoria das vezes melhores que o iPod e por um preço menor. Então pq as pessoas compram iPod? Masoquismo?

Acho que não, o primeiro grande motivo é que os mp3 player são muito complicados de se usar e a maiorias das pessoas que compram um mp3 player so quer escutar um sonzinho, mas a maioria das marcas (creative, sandisk, sony etc) cria mp3 player pra nerd-geek-computerfreak e não pro tiozinho de meia idade que mal sabe redigir um texto no Word, muito menos imprimir direito. Assim, a maioria dos mp3 player tem um software esquisito com milhões de opções de compactação, menus complicados e o player em si tb tem botões e funções complicados, menus sub-menus, funções e mais funções pra no final das contas… escutar um sonzinho…
Olhe em sua volta. ainda vivemos em um mundo analogico, pessoa que tem por volta de 35 anos ou mais cresceu em um mundo sem computadores (com poucas exessões) e hoje a maioria não tem intimidade com o computador, muito menos ficar configurando mp3player. Quanto mais o mp3player se parecer com um walkman dos anos 80 melhor vai ser a venda.

Depois vem o bundle hardware+software. o player pode ter um hardware hyper-mega-foda, mas se não tiver um software decente pra gerenciar as musicas acaba virando um peso de papel inerte.

Por ultimo vem o fator emocional, a Apple há muito tempo é sinonimo de exclusividade, tem um conceituadissimo departamento de design e human interface que cria produtos unicos.
Fazendo uma simples analogia, se você fosse comprar um carro e tivesse como opção uma Ferrari e um Fiat147 com motor de Ferrari (teoricamente com as mesmas funcionalidades de uma Ferrari original, mas custando um pouco menos), optaria por qual deles? Acho que a grande maioria optaria pela Ferrari.
Alem do refinadissimo design e acabamento tem por trás uma marca de peso.
Outro exemplo, que a maioria das pessoas vai negar, mas que no fundo é verdade, quando vemos uma pessoas com uma bolsa Louis Voitton ou alguma outra marca desses chiquerrimos, logo pensamos, “Hmmm… a minha bolsa de 15pila do camelo é bem melhor e paguei muuito menos…” mas no fundo… queria ter um igual. Acho que com o iPod é a mesma coisa, alem de um mp3player excelente tem uma marca de peso que transmite poder, exclusividade, coisa que a SanDisk ou ate mesmo a Creative não consegue.

Acho que oque falta na maioria das mp3player conpany é entender o consumidor, e não fazer players somente pra geek-nerd-quanto-mais-botão-melhor, tem que ser mais que um pedaço de plastico e metal, o produto tem que ter alma.


Comments are closed.

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!